A Comissão Gestora Central da Agenda Ambiental na Administração Pública do governo de Mato Grosso, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, irá promover o primeiro seminário de compras sustentáveis do Estado, com o objetivo de capacitar servidores públicos em práticas de aquisições responsáveis e ambientalmente conscientes.
O evento será realizado nesta quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá. Foram disponibilizadas 300 vagas e os interessados em participar podem se inscrever através do link disponível no site do governo estadual.
Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a iniciativa vai fortalecer as setoriais de compras, que já contam com o apoio irrestrito da gestão. “Este seminário reforça nossa determinação em tornar as aquisições públicas ainda mais sustentáveis e eficientes. Ao qualificar nossos servidores, asseguramos o cumprimento das normas ambientais e o uso responsável dos recursos públicos”, destaca o secretário.
Além do credenciamento, a programação contará com a cerimônia de abertura e mais cinco painéis. Entre as autoridades estão previstas representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e TCE do Ministério Público Procuradoria Geral e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os painelistas abordarão a lei que estabelece normas para licitações e contratações públicas, com ênfase na sustentabilidade. Serão apresentadas ferramentas para aquisições e estratégias para o gerenciamento de riscos em compras sustentáveis. Os participantes aprenderão a elaborar documentos com critérios ambientais, fundamentados no decreto estadual que define regras e diretrizes para a elaboração, divulgação e acompanhamento das contratações públicas. A programação inclui ainda a apresentação de cases de sucesso, exemplificando modelos e estratégias aplicadas em diferentes áreas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.