PUBLICIDADE

Vereadores cobram transparência na gestão do prefeito de Sorriso

PUBLICIDADE

A câmara aprovou requerimento cobrando da gestão do prefeito Alei Fernandes para que seja cumprida a Lei de Acesso à Informação e atualização de dados municipais. Os vereadores Jane Delalibera (PL), professora Silvana Perin (MDB), Darci Gonçalves (MDB) e Adir Cunico (NOVO) são autores do requerimento e alertaram para a desatualização de dados no portal da transparência da prefeitura e alegam que “dificulta o controle social e a fiscalização por parte da população e da câmara”.

Os vereadores expuseram que a publicidade das informações públicas é um direito garantido pela Constituição Federal e por leis como a Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação que exigem a divulgação, no portal da prefeitura, em tempo real de dados sobre receitas, despesas e contratos da administração pública.

A cobrança também “é por maior agilidade nas informações, que seja alimentada em tempo real esses dados para que a gente tenha acesso e ter, com clareza, tudo o que a prefeitura investe” e “para que a população possa acompanhar”, explicou, ao Só Notícias, a vereadora Silvana.

No requerimento está sendo manifestado que o descumprimento do artigo 48 da lei complementar 131/2009 que obriga a divulgação detalhada da execução orçamentária – prejudica a fiscalização e pode configurar improbidade administrativa, sujeitando os responsáveis a sanções. Os parlamentares reforçam que a transparência é essencial para combater a corrupção, melhorar a gestão pública e fortalecer a participação popular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE