Mesmo enfrentando uma grave lesão no joelho apenas uma semana antes da competição, o piloto sorrisense Rogério Toledo Filho, conhecido nas trilhas como Rogério Brutão, competiu por dois dias do desafiador Enduro dos Ipês, válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e pela Copa Sul-Minas – confronto entre os pilotos do sul do país (Enduro dos Pampas) e os de Minas Gerais (Enduro dos Ipês).
Após uma temporada brilhante no ano passado, onde foi campeão tanto do Enduro dos Ipês quanto da Copa Sul-Minas na categoria Over 35, Rogério chegou a esta temporada com uma lesão no joelho, ocorrida poucos dias antes da prova. “Decidir correr o Enduro dos Ipês foi talvez uma das escolhas mais difíceis que tive tomar recentemente”, revela. “Mas eu sabia que, com cabeça forte, ainda seria possível buscar meus objetivos.”
No primeiro dia de prova, a estratégia era clara: pilotar com cautela para poupar o joelho e tentar concluir o dia marcando pontos importantes. No entanto, ainda nos primeiros minutos, ao atravessar um rio, Rogério sofreu um novo impacto no local lesionado. A dor foi intensa e o receio de agravar a situação limitou sua performance. “Fiquei com um freio mental. Era como se o corpo estivesse pronto, mas o cérebro segurando. A dor era insuportável, mas a meta era maior.”
Mesmo assim, ele completou o dia e retornou no segundo dia de prova. A soma dos dois dias garantiu a 3ª colocação no Enduro dos Ipês. Mas o grande prêmio veio com o anúncio do resultado acumulado da Copa Sul-Minas: bicampeonato consecutivo para Rogério Brutão, que volta a colocar a bandeira de Mato Grosso no topo da disputa regional entre as maiores forças do enduro brasileiro.
Rogério também assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. “Esse resultado é a prova de que a força mental, a persistência e o apoio certo fazem a diferença. Agradeço à minha família, aos amigos, à minha equipe e aos meus patrocinadores pela confiança e parceria.”
Os próximos 20 dias serão de recuperação e fortalecimento, já mirando o próximo desafio: o Enduro da Polenta, em Venda Nova do Imigrante (ES) – uma das provas mais tradicionais e técnicas do calendário nacional. “Vamos decidir com calma o momento certo para qualquer cirurgia. Agora é hora de trabalhar o corpo e a mente, porque ainda tem muito campeonato pela frente”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.