A secretaria estadual de Saúde alertou a população e as gestões municipais sobre a baixa adesão de vacinação contra a influenza em Mato Grosso. O Estado tem o total de 138.603 doses aplicadas até o momento e apenas 10,42% de cobertura vacinal em grupo prioritário, que é composto exclusivamente por crianças, idosos e gestantes.
O Estado já recebeu e distribuiu 856 mil doses da vacina, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas do grupo estratégico: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A secretária adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde em substituição, Alessandra Moraes, destaca a atuação do Estado quanto à orientação dos municípios para a imunização contra a gripe. “No momento, a vacinação da Influenza está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para o grupo prioritário e estratégico. Além de ter distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, o Estado tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, destacou.
Alessandra ainda ressaltou que é necessário que os pais e responsáveis levem as crianças para vacinar. “Não podemos deixar de ressaltar a importância da vacinação em crianças menores de cinco anos. Este é um período em que se iniciam as baixas temperaturas, que podem causar doenças respiratórias. A vacina imuniza as crianças contra três tipos de vírus da influenza, então é importante que os pais e as mães busquem a vacinação e levem seus filhos para tomar a vacina”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.