O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, deverão visitar o assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, no dia 16 de maio. A informação foi divulgada hoje pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), que afirmou que o objetivo será a entrega de maquinários agrícolas e lançamento do programa “Solo Vivo”, iniciativa que visa fortalecer a agricultura local.
“No próximo dia 16, todos estão convidados para o assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. O presidente Lula e o ministro Fávaro lançarão um programa chamado Solo Vivo, uma iniciativa inovadora que tem beneficiado especialmente regiões áridas e de baixa fertilidade. Também serão entregues equipamentos pesados para a agricultura familiar. Isso é valorizar e fortalecer o trabalhador do campo, responsável por colocar comida na nossa mesa”, afirmou o parlamentar.
Conforme o parlamentar, os principais beneficiados do programa serão pequenos produtores rurais de assentamentos, que receberão capacitação e assistência técnica para impulsionar a agricultura familiar, aumentar a produtividade e gerar trabalho e renda.
Além de Campo Verde, o governo federal destinará R$ 42,8 milhões ao programa para atender também os municípios de Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda, e São José dos Quatro Marcos.
A iniciativa conta com a parceria do MAPA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FNADIF).
Em abril, Lula esteve na aldeia Piaraçu, da terra indígena Capoto-Jarina, localizada em São José do Xingu (476 km de Sinop) onde se reuniu com o cacique Raoni Metuktire e demais lideranças indígenas. O presidente foi acompanhado de ministros e parlamentares.