PUBLICIDADE

Bombeiros de MT abrem inscrições para curso de prevenção e combate a incêndios florestais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: Marcos Vergueiro)

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso abriu inscrições para os militares interessados em participar do 7º Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 9, pela internet. O objetivo é capacitar os combatentes para atuarem no enfrentamento dos incêndios florestais e queimadas ilegais em Mato Grosso.

Conforme o coordenador do curso, capitão BM Isaac Yoshitake Wihby, o curso busca associar a rusticidade exigida no campo às tecnologias que a corporação dispõe, proporcionando melhor desempenho durante o atendimento das ocorrências.

Estão disponíveis 44 vagas, conforme distribuição prevista no edital do curso. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, sendo o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Aptidão Física Específica (TAE). No TAE, os candidatos serão submetidos a provas como corrida de 8 km, shuttle run de velocidade, subida em cabo vertical de 6 metros e uma marcha final de 5 km com mochila costal de 20 kg.

A intenção é selecionar militares que apresentem o preparo físico e a resistência necessários para atuar em cenários adversos, muitas vezes em terrenos irregulares e de difícil acesso, além de enfrentar condições extenuantes e calor intenso, como os vivenciados no combate a incêndios florestais em Mato Grosso.

Conforme o edital, o curso terá duração aproximada de oito semanas, com início previsto para 7 de julho e término em 30 de agosto, e será realizado nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Porém, parte das instruções também ocorrerá em outros municípios do estado, com o intuito de explorar os três biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Amazônia e Pantanal.

A grade curricular do curso contempla ainda disciplinas como: atuação em ambientes remotos, fundamentos teóricos dos incêndios florestais, tecnologias aplicadas, logística e gestão de operações, combate aos incêndios florestais, operações aéreas, legislação ambiental, entre outros conteúdos fundamentais à especialização.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...

Divulgados 1,1 mil selecionados para cursos técnicos em Lucas, Matupá e mais cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...

Tráfego em trecho da BR-163 será bloqueado por 30 minutos neste sábado em Sinop

A concessionária Nova Rota do Oeste informou que haverá...
PUBLICIDADE