PUBLICIDADE

Produtores devem informar estoque de rebanhos em MT a partir desta 5ª

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), começa nesta quinta-feira (1º). Todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas de Mato Grosso precisam informar ao governo do Estado os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.

A ação, realizada duas vezes no ano (maio e novembro), é obrigatória e pode ser feita pela internet, por meio do módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades, ou postos avançados que o Indea possui em Mato Grosso. O produtor rural que ainda não tem acesso ao módulo do produtor pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. No site do Indea, em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.

O produtor rural que não realizar a atualização do seu rebanho de bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), do dia 08 de maio em diante, exceto se o animal for para abate. A não comunicação de estoque destes rebanhos resultará em multa única de 27 Unidade de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor é de R$ 6.705,72. A campanha durará durante todo o mês de maio e serve para nortear o Governo de Mato Grosso no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.

Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2024, houve o envolvimento de 109,9 mil estabelecimentos rurais, sendo 109.651 estabelecimentos com bovinos, 315 com aves comerciais e 105 contendo suínos tecnificados.

A última campanha também apontou a existência de 32,8 milhões de bovinos, 37,2 milhões de galinhas comerciais e 1,7 milhão de suínos tecnificados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do farelo e óleo de soja em Mato Grosso aumenta

As cotações do farelo de soja recuaram 1,31%, na...

Arroba do boi e vaca sobe em Mato Grosso

O preço do boi gordo à prazo, no Estado,...

Cotação do milho em Mato Grosso tem queda de 3%

O preço do milho no Estado teve retração de...

Preço da soja disponível em Mato Grosso cai

A cotação da soja disponível em Mato Grosso caiu...
PUBLICIDADE