PUBLICIDADE

Cuiabá: médicos recebem orientações para manejo clínico da dengue

PUBLICIDADE

Cerca de 60 médicos da rede municipal de saúde participaram ontem e hoje de uma capacitação promovida pela Secretaria de Saúde de Cuiabá para o manejo clínico da dengue. O novo secretário de saúde, Maurélio Ribeiro, lembrou aos médicos participantes a importância da capacitação e disse que pretende investir em ações educacionais para os profissionais da saúde. O curso foi ministrado pelo colaborador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde e membro da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Maranhão, Leônidas Lopes Braga Júnior. Médico pediatra e infectologista, ele também atua no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

O médico pediatra e infectologista Leônidas Lopes Braga Júnior, que ministrou o curso de capacitação em manejo clínico da dengue para médicos da rede municipal de saúde alerta a população sobre os sinais de alarme da doença. De acordo com ele, o principal papel das pessoas é controlar o vetor, evitando a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Mas além de fazer sua parte, aquele que já contraiu a doença deve estar atento aos sinais de gravidade para evitar complicações.

“Esses sintomas costumam aparecer depois que a febre passa e, por isso, muitas vezes, às pessoas não dão a devida atenção”, ressalta. Deste modo, se um paciente com suspeita de dengue apresentar dor intensa e contínua na região da barriga; vômitos; sonolência e/ ou irritabilidade; queda brusca da temperatura; tontura excessiva e diminuição da diurese, deve procurar a unidade de saúde e informar tais sintomas.

Braga ainda lembrou a importância do acolhimento e classificação de risco para a identificação e orientação dos casos de dengue. “Precisamos que 100% dos médicos e enfermeiros estejam capacitados para podermos lidar cada vez melhor com o problema”, explica.

Na última semana, a SMS realizou, pela segunda vez no ano, a capacitação dos enfermeiros da rede municipal para o tratamento da dengue. Somente em 2009, Cuiabá já registrou mais 11,5 mil casos de dengue.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem mais 421 novos casos de dengue e 194 chikungunya

O ministério da Saúde divulgou, no painel de arboviroses,...

Lucas do Rio Verde lança agendamento para campanha de doação de sangue

Começou hoje o agendamento para a campanha de Doação...

Dia ‘D’ de vacinação antirrábica será sábado em Nova Mutum

A secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância Ambiental,...
PUBLICIDADE