PUBLICIDADE

Nova Mutum: campanha deve vacinar 5,4 mil animais contra raiva

PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde de Nova Mutum tem como meta vacinar 5.422 animais na campanha contra raiva deste ano, sendo 4.518 cães e 904 gatos. Para este sábado, dia D da mobilização, foram montados seis postos de vacinação e a expectativa é de que a movimentação seja intensa durante todo o dia.
 
As equipes estarão na escola Cecília Meirelles, no PSF do Colina, na creche Mãe Amiga, no Centro de Saúde, na escola Tancredo Neves e no Centro de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (Caica) Marton Lucca, das 8h às 17h. Na zona rural a vacinação está sendo realizada há alguns dias e deve estender-se até o dia 3 de novembro.
 
De acordo com a veterinária da secretaria, Selma Maria Nassarden, “o ministério preconiza que se atinja uma cobertura de pelo menos 80% em relação à população canina estimada. Já os gatos devem ser 100% vacinados”. No ano passado, a meta de vacinação estipulada foi de 5.057 animais, sendo 4.108 cães e 949 gatos.
 
Está sendo orientado ainda que os animais sejam levados pelos adultos até os postos de vacinação. “A única forma de prevenção da doença é a vacinação e isso deve serve para todos os animais a partir de 30 dias de vida. Só não são vacinados os animais debilitados ou doentes”, reforçou.
 
Entre os sinais clínicos da doença estão agressividade, estranheza em relação ao dono, fotofobia, dificuldade para se alimentar e para ingestão de água, salivação abundante. A raiva é 100% letal tanto nos animais quanto nos homens e, por isso mesmo, deve-se tomar todo o cuidado no sentido de proteger os animais. Por isso mesmo, nenhum animal deve ficar sem a vacina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...
PUBLICIDADE