PUBLICIDADE

Projeto que reduz desperdício de vacinas na rede pública ganha premiação de R$ 91 mil em MT

PUBLICIDADE

O projeto “Imunize-me”, que tem como objetivo diminuir o descarte de vacina na rede pública de saúde, venceu o HackaMT- edição Pantanal, maratona tecnológica que reuniu, em Cáceres, no último final de semana, 10 equipes para propor soluções para problemas do poder público. O evento foi realizado pela secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e diversos parceiros.

O time vencedor desenvolveu, por três dias, um sistema de controle de vacinas que visa reduzir o desperdício de imunológicos. Intitulado “Imunize-me”, o projeto tem o objetivo de diminuir o descarte de doses de vacina tanto por vencimento quanto para as multidoses.

Funcionando a partir do controle sobre o agendamento disponibilizado para os pacientes, as unidades de saúde conseguiriam mensurar o tamanho do público atendido em determinado dia, semana ou mês. Dessa forma, poderiam ser separadas doses excedentes que seriam levadas a outros locais. Através da rede de comunicação proposta, as unidades próximas seriam alertadas caso já houvesse um frasco aberto em outra unidade e, se possível, seria feito o redirecionamento do paciente até o local.

A equipe vencedora foi formada por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga, Weslley Jean Ferreira Pereira, Larissa Marques e Leo Walker. O time ficará responsável pela continuidade do desenvolvimento do projeto. Para isso, eles receberão cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com um período vigente de até 12 meses, um investimento do governo do Estado de R$ 91,2 mil através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Cláudia Rosa, avalia que o HackaMT, além de ter mobilizado e potencializado as ações do ecossistema local de inovação, apresentou uma solução de fato inovadora para a área de saúde de Cáceres. “Agora a Seciteci vai implementar uma trilha de capacitação para a equipe vencedora desenvolver esta solução a ser entregue à Prefeitura”, completou a superintendente.

Programadores, designers e empreendedores participaram do evento, que teve 100 inscritos. Esta foi a segunda edição em Cáceres. O HackaMT também já foi realizado em outras regiões do Estado, como Água Boa, Querência e Nova Mutum. Outras edições ainda acontecerão neste ano, informou a secretaria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Farmácia do Estado atendeu em sete meses mais de 47 mil enfermos

A Farmácia Estadual do Componente Especializado, vinculada à secretaria...

Sinop: princípio de incêndio é debelado em prédio comercial

Um princípio de incêndio foi controlado, ontem à noite,...
PUBLICIDADE