PUBLICIDADE

Unemat e embaixada da República Tcheca discutem parcerias para projetos na agricultura

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, esteve reunida com a embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíkivá, em Brasília, na semana. Durante o encontro, realizado na embaixada, foram discutidas áreas de colaboração com o setor acadêmico, entre os dois países, na agricultura, meio ambiente, recursos hídricos e biodiversidade.

Vera Maquêa estava acompanhada pelo chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Leonardo Ribeiro Albuquerque, e de gestores e pesquisadores da Unemat. “A Unemat vem reforçando os acordos internacionais já existentes e ampliando para novas Instituições de Educação Superior. O objetivo é o fortalecimento das ações de internacionalização com vistas a melhorar cada vez mais a formação em cursos de graduação e pós-graduação. Vamos fazer ótimas parcerias com universidades e instituições de ensino superior da República Tcheka. Um ganho para a comunidade acadêmica e para as duas nações”, afirmou Maquêa.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, pontua que a cooperação bilateral é uma forte estratégia para uma real internacionalização nas universidades. “Propomos a realização de projetos conjuntos em diversas áreas do conhecimento iniciando com estudos na área de agricultura, agricultura de precisão e novas tecnologias; outra área bem discutida foi a sustentabilidade incluindo pesquisas de monitoramento de pescado e propostas de estudos focados nas mudanças climáticas sobre os seres vivos e a produção. Nessa cooperação bilateral poderemos incluir a mocidade docente e discente com doutorado sanduíche bilateral, pós-doutorado”, exemplifica Ignácio.

“Fico muito feliz de poder ter contribuído para este encontro. Saímos com um balanço positivo e agora é continuarmos as tratativas de cooperação. A embaixadora demonstrou interesse em algumas áreas específicas que a República Tcheca quer cooperar com a Unemat e a universidade tem expertise em diversas áreas, com muita excelência no Centro-Oeste e no Brasil”, avaliou Leonardo Albuquerque.  

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fiscalização do MP revela precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de MT

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE