PUBLICIDADE

Mato Grosso tem apenas 2 leitos de internação por mil habitantes

PUBLICIDADE

Mato Grosso encerrou 2009 registrando taxa de dois leitos para internação para cada mil habitantes, segundo apontou a Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde. A média mato-grossense, assim como a brasileira (2,3 leitos), não atingiu número recomendado pelo governo federal, que varia entre 2,5 e 3 leitos para o mesmo grupo. Ao lado de Mato Grosso também registraram taxa de 2 leitos por mil pessoas os Estados da Bahia, Acre e o Distrito Federal. Somente a Região Sul (com 2,6 por mil habitantes) atingiu valores desse indicador dentro do parâmetro preconizado pelo Ministério da Saúde, apontou a pesquisa. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são 2,8 leitos/mil habitantes. Esse foi o melhor resultado do Brasil, conforme apontou a pesquisa.

O único Estado do Centro-Oeste a ultrapassar a média recomendada foi Goiás, que dispõe de 2,6 leitos para mil pessoas. Em Mato Grosso do Sul são 2,4 mil leitos.  O IBGE informou ainda que “as regiões mais desprovidas de leitos por habitante continuam sendo as regiões Norte (com 1,8 leitos por mil habitantes) e Nordeste (com 2,0 leitos). Nestas regiões, embora haja aumento dos leitos públicos e eles representem mais de 50% dos leitos disponíveis para internação, este aumento não foi suficiente para compensar a diminuição dos leitos privados e o aumento populacional”.

No quesito leitos para internação, o IBGE apontou que Mato Grosso conta com seis mil leitos para internação em estabelecimentos de saúde. A maioria (3.648) está na iniciativa privada e o restante à pública (2.352). Em relação às internações, em 2008 518.210 mil pacientes foram internados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta inicia campanha de vacinação nas escolas

A campanha de vacinação nas escolas de Alta Floresta...

Guarantã adquirirá veículo para ampliar atendimentos na saúde

A prefeitura de Guarantã do Norte (230 quilômetros de...

Hospital realiza captação de órgãos com transplante inédito em Mato Grosso

Foi realizada, ontem, no Hospital Municipal de Cuiabá, a...

Central de transplantes em MT faz nova captação e órgãos e salva vidas de cinco pessoas

A Central Estadual de Transplantes, administrada pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE