PUBLICIDADE

A cada mil crianças nascidas 19 morrem nos primeiros anos em MT

PUBLICIDADE

A cada mil crianças nascidas em Mato Grosso, 19,20 morrem devido algum problema no período de um ano. Esta é a taxa de mortalidade infantil verificada em 2009 no Estado. O dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística integra a Síntese de Indicadores Sociais 2010, responsável por avaliar as condições de vida da população. A taxa mato-grossense é inferior à brasileira (22,5 por mil nascidos). Por outro lado, é a maior dentre os Estados que compõem o Centro-Oeste, onde a média geral da região foi de 17,80 por mil nascidos. Em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal os índices variaram de 16,9 a mais de 18 por mil nascidos no ano passado. De acordo com o IBGE, após Mato Grosso, em Goiás verificou-se a segunda maior taxa de mortalidade infantil: 18,30. Na sequência apareceram Mato Grosso do Sul (16,90) e o Distrito Federal (15,80). A mortalidade infantil estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o primeiro ano de vida (mortalidade infantil clássica) e durante os cinco primeiros anos de vida (mortalidade de menores de 5 anos de idade).

Para o IBGE, elevadas taxas de mortalidade de menores de 5 anos de idade refletem, de modo geral, o desenvolvimento socioeconômico e a infra-estrutura ambiental precários, que condicionam a desnutrição infantil e as infecções a ela associadas. Somam-se a isso o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materno-infantil e o impacto das causas pós-neonatais a que estão expostas também as crianças entre 1 e 4 anos de idade.

A taxa de mortalidade infantil no Brasil continua em declínio, passando de 31,7%, em 1999, para 22,5%, em 2009, o que corresponde a uma queda de 29,0% no período. A melhoria das condições de habitação, particularmente o aumento relativo do número de domicílios com saneamento básico adequado, vem contribuindo para reduzir as mortes infantis. O Rio Grande do Sul foi o estado que registrou a menor taxa de mortalidade infantil em 2009 (12,7%), e Alagoas, com 46,4%, apresentou a mais elevada.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hemocentro de MT recebe freezers para armazenamento de plasma

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...

Unidades de Saúde abrem neste sábado para reforço na vacinação em Sinop

As unidades do Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás...

Hospital Regional no Nortão recebe ventiladores pulmonares e berços hospitalares

O Hospital Regional de Alta Floresta, administrado pela secretaria...

Vacina contra dengue aprovada pela Anvisa teve apoio da UFMT com estudo em 1,3 mil voluntários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta...
PUBLICIDADE