A taxa bruta de natalidade verificada no ano passado em Mato Grosso foi maior que a do Brasil, segundo identificou a Síntese dos Indicadores Sociais 2010, referente a 2009, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2009, foram 17,35 nascimentos para cada mil habitantes. A média brasileira foi de 15,7.
Conforme o IBGE, a média de natalidade em Mato Grosso foi também a maior do Centro-Oeste. Enquanto no Estado registraram-se 17,35 nascimentos para o referido grupo, no Distrito Federal foram 17,33, no Mato Grosso do Sul 16,96 e, em Goiás, 15,24.
De acordo com o IBGE, a maior taxa de natalidade foi verificada em Roraima onde foram 28,8 nascimentos para cada mil habitantes. Na ponta contrária da tabela ficou o Rio Grande do Sul (11,6 nascimentos), sendo o menor índice do país.
No Brasil, a taxa bruta de natalidade vem caindo nos últimos anos devido ao processo de urbanização que gerou transformações de ordens socioeconômica e cultural na população brasileira.
Leia ainda
Mulheres estão vivendo, em média, 7 anos a mais que homens em MT