Os donos de cães e gatos deverão levar seus animais para receberem a dose contra raiva dia 25. A meta é imunizar cerca de 22 mil cachorros e 3,6 mil gatos, segundo a vigilância ambiental do município e, para atingir os números, as vacinas já começaram a ser aplicadas em áreas rurais.
No Estado, a campanha começa no próximo sábado (11), com o dia D, porém, o setor de vigilância ambiental de Rondonópolis aponta que o município não pode aderir a data sugerida. O motivo não foi confirmado. Conforme Só Notícias informou, em Mato Grosso, aproximadamente 79 mil cães e 15,8 mil gatos devem ser vacinados.
Os animais que contraem a raiva podem ser identificados pela mudança de hábitos, já que ficam mais agitados ou agressivos, procuram lugares mais escuros, tem dificuldade para engolir água ou alimentos, além de aumentar a salivação e, ter paralisia nas patas traseiras. A doença é transmitida quando o vírus existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.
Nos dois últimos anos, não houve registros da doença no Estado. Em 2007, foram apenas dois casos de raiva canina identificados um em Cuiabá e o outro em Várzea Grande, segundo a Secretaria.


