PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura vai ampliar análises de qualidade em água

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

O secretário municipal de Saúde, Orodovaldo Antônio de Miranda, demandou a abertura de pregão eletrônico (registro de preços), que será licitado no dia 7 mês que vem, para a contratação de empresa no fornecimento de insumos e equipamentos ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), atendendo a ações de monitoramento nos níveis de impureza das porções distribuídas.

Dentre elas, estão análises nos parâmetros de Cloro Residual Livre (CRL), Potencial Hidrogeniônico (pH), turbidez, cor e coliformes totais. Os procedimentos são feitos com o uso de aparelhos portáteis e ambiente laboratorial nos padrões preconizados pelas normas/legislações vigentes (incluindo o credenciamento pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) e Vigilância Sanitária Estadual).

Algumas das enfermidades transmitidas por veículação hídrica são a cólera, diarreia, hepatite A, giardíase, amebíase, febre tifoide, gastroenterite, hepatite E, leptospirose e disenteria bacteriana. Tais condições podem evoluir para casos graves e até mesmo ocasionar óbitos.

O Vigiagua consiste num conjunto de atividades adotadas pelas autoridades de saúde pública, para garantir o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. O modelo foi estabelecido em portaria pelo pelo Ministério da Saúde, em 2021, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete feridos em acidente com dois carros na 163 entre Sinop e Sorriso

A colisão foi, esta noite, na BR-163, no entroncamento...

Unemat abre inscrições gratuitas para curso EaD em Lucas do Rio Verde

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo de Lucas...

Trabalhador cai do telhado e morre em Mato Grosso

Jonas Mesquita da Silva Oliveira, de 33 anos, morreu...
PUBLICIDADE