PUBLICIDADE

Campanha contra paralisia atinge 86% da meta em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, ou paralisia infantil, terminou na última semana em todo o país e, aproximadamente 228 mil crianças com até cinco anos foram imunizadas em Mato Grosso. O número corresponde a 86% do total previsto (262,9 mil) porém, não é final, já que faltam ser atualizados dados de alguns municípios.

Os números são do Sistema de Informação do Ministério da Saúde que destacam a vacinação de 35,8 mil crianças somente na capital até o último dia campanha, sexta-feira passada, o que corresponde a 78% do estimado. Já no pólo regional cuiabano, que abrange mais dez cidades, foram pouco mais de 64 mil imunizados ( a meta é 76,8 mil).

Em Sinop, a vacinação atingiu 10,5 mil crianças, o que corresponde a 97% da estimativa, que era de 10,8 mil meninas e meninos com até cinco anos. Os dados foram atualizados no início da semana. Na regional, que engloba ainda mais 16 cidades, foram imunizadas 28,1 mil crianças, o que corresponde a 90% do previsto que é de 31,2 mil.

O período de realização da segunda etapa da campanha deve ser confirmada pelo Ministério, no entanto, todas as crianças vacinadas na primeira fase devem retornar aos postos e receber a segunda gotinha.

Conforme o Ministério, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova sede do Laboratório Central será entregue nesta terça em MT; 34,3 milhões

O governo de Mato Grosso entrega, nesta terça-feira, a...

Sinop tem mais 421 novos casos de dengue e 194 chikungunya

O ministério da Saúde divulgou, no painel de arboviroses,...

Lucas do Rio Verde lança agendamento para campanha de doação de sangue

Começou hoje o agendamento para a campanha de Doação...
PUBLICIDADE