PUBLICIDADE

Infestação do mosquito que transmite 3 doenças atinge nível de alerta em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Saúde divulgou, hoje, primeiro levantamento do ano do índice de infestação predial pelo mosquito Aedes Aegypti que fechou em 2,45%, acima do limite estipulado pelo ministério da Saúde, estipulado em 1%, o que coloca o município em “nível de alerta”, próximo do “nível de risco”, que é a partir dos 4%.

Foram vistoriados mais de 75% da área urbana do município. Os bairros com maior índice de infestação foram o Fraternidade, com 11,58%, o Pinheiro I, com 8,7% e o Jonas Pinheiro, com 7,5%. As próximas regiões a serem vistoriados nos próximos dias serão o distrito de Caravágio, os condomínios Cidade Jardim e Costa Brava e os bairros União e Topázio.

A prefeitura informou que o levantamento do índice de larvas nos bairros é feito pelos agentes de combate a endemias por meio de sorteio realizado por sistema eletrônico, que identifica os quarteirões que devem receber vistoria. A equipe vai até o local, recolhe material que poderá apresentar a incidência de larvas ou outra forma do mosquito Aedes Aegypti e encaminha ao laboratório que fará análise de reconhecimento da larva.

Para ajudar no combate, a prefeitura ainda reforçou que disponibiliza o serviço de coleta de resíduos sólidos, em que são recolhidos móveis, eletrodomésticos, dejetos de limpeza de jardins e restos vegetais que podem servir de criadouro de insetos e animais peçonhentos. O calendário de coleta pode ser consultado no site da prefeitura. Denúncias de criadouros também podem ser realizadas, via ouvidoria, pelo número 150, ou pelo número da vigilância sanitária (66) 99600-1462.

Só Notícias apurou, no boletim de arboviroses do ministério da Saúde, atualizado pela última vez ontem, que Sorriso contabilizava 81 casos de dengue e 139 de chikungunya. Sem registros de óbitos confirmados ou em investigação. Oito casos prováveis de zika foram investigados e descartadas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...

Carreta tomba e motorista morre em rodovia de Mato Grosso

Uma carreta Scania vermelha tombou, ontem, na Serra de...
PUBLICIDADE