PUBLICIDADE

Campanha no carnaval em MT buscará conscientização das mulheres

PUBLICIDADE

Com o foco voltado para adolescentes a partir de 16 anos e mulheres até os 24, bem como homossexuais, a Secretaria Estadual de Saúde realiza a ‘Campanha de Carnaval DST/AIDS" 2010. Segundo a coordenadora estadual em exercício, Janaina Porto, existe dois objetivos principais a serem alcançados na campanha. "A ideia é estimular o uso do preservativo, masculino ou feminino, e a realização do diagnóstico precoce por meio do teste rápido", explicou a coordenadora. A estretégia tem uma explicação do Ministério da Saúde. Pesquisas indicam que para cada 8 meninos portadores de AIDS existem 10 meninas que estão com a doença, na faixa etária de 13 a 19 anos. Já no caso dos homossexuais, a verificação é de que há maior transmissão da doença entre homossexuais (39.2% do universo pesquisado) do que entre heterossexuais (22.2%).

"Foram esses números que apontaram a necessidade de reforçar as ações de prevenção entre essas categorias populacionais específicas", afirmou Janaina Porto. Este ano, a campanha será dividida em dois momentos: antes do e durante o carnaval.

Frases como "Faça o que quiser, mas faça com Camisinha" estão sendo usadas nas mensagens como forma de chamar a atenção para a importância do uso do preservativo entre os jovens, reforçando ainda a ideia de que jovens que usam preservativos são mais "descolados" e "antenados".

Desde o segundo semestre do ano passado, o Ministério da Saúde seguiu a diretriz de acrescentar 50% à quota mensal de preservativos distribuídos aos Estados. "Portanto não haverá problema de desabastecimento de preservativos no carnaval deste ano de 2010", afirmou.

De 1998 a 2009 foram registrados 189 casos de AIDS em Mato Grosso. 53 casos deles são em homens (28.04%) e 136 em mulheres (71.90%). Mato Grosso recebeu, do Ministério da Saúde, 24 milhões de unidades de preservativos masculinos (camisinhas)/ano. Durante o período de Carnaval o Estado fará um acréscimo de 50% a mais na cota de cada município, elevando para três milhões o número de camisinhas entregues aos municípios.

Cuiabá recebe 216 mil unidades de camisinhas, por mês. Várzea Grande recebe 144 mil unidades/mês. O município de Rondonópolis recebe 86.400 preservativos/mês. Os demais municípios tem repasse mensal de preservativos liberado pelo Estado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...

Mato Grosso realiza captação de órgãos pela 1ª vez com a equipe própria

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela secretaria...
PUBLICIDADE