PUBLICIDADE

Maioria das mulheres empreendedoras em MT é mãe e chefe de família, revela pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (divulgação)

Levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae), divulgado hoje, indica que a maioria das mulheres empreendedoras de Mato Grosso é mãe (77%) e chefes de família (64%), com idade entre 35 e 54 anos (60%). Os dados constam na pesquisa ‘Empreendedorismo Feminino, que visa compreender o perfil das mulheres que investem no próprio negócio. São mais de 188 mil empreendedoras em Mato Grosso, o que corresponde a 40% do total no Estado.

O estudo aponta ainda que o total de empreendimentos idealizados ou comandados por pessoas do sexo feminino avançou três pontos percentuais em relação ao ano anterior. Dentre elas, 42% se enquadram como microempreendedoras individuais (MEI), 37% são donas de microempresas (ME) e 10% são líderes em empresas de pequeno porte (EPP). Por outro lado, outras 11% atuam na informalidade.

Quanto ao campo de atuação, 85% das mulheres à frente dos empreendimentos estão nos setores de comércio e serviços, nas áreas de beleza e estética, confecções e vestuário e alimentação fora do lar. Em relação à escolaridade, 9 em cada 10 empreendedoras têm segundo grau completo e 37% concluíram a faculdade.

O elevado nível de qualificação traz reflexos positivos para os resultados e consolidação das marcas no mercado. 43% das empresas lideradas por mulheres, tem entre 3,5 e 9 anos de atuação e 20% estão estabelecidas há mais de 10 anos. Quase metade (49%) disse que o faturamento de seus negócios cresceu mais de 15% no último ano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 31 de janeiro, por meio de entrevistas telefônicas, com 1.864 donas ou sócias de pequenos negócios (formais e informais) no Estado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça marca data para julgar acusado de matar homem em Sinop

A justiça de Sinop marcou para 1° de setembro...

DNIT divulga prazo para concluir obras em rodovia de Mato Grosso onde asfalto cedeu

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou...

UFMT abre 1,8 mil vagas remanescentes em cursos superiores em Sinop e mais cidades

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o...
PUBLICIDADE