terça-feira, 3/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Ministros do STF invalidam lei de Mato Grosso que punia invasores de terras

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Felipe Sampaio)

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, invalidou uma lei mato-grossense que estabelecia sanções a ocupantes ilegais e invasores de propriedades privadas rurais e urbanas. A decisão foi tomada em sessão virtual de julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

As penas incluíam restrição a benefícios sociais, veto à posse em cargo público e impossibilidade de contratar com o poder público estadual. Na ação, a Procuradoria-Geral da República alegava que a Lei estadual 12.430/2024 invadiu a competência privativa da União para legislar sobre direito penal e para editar normas gerais de licitação e contratação pública.

Em setembro de 2024, o relator da ação, ministro Flávio Dino, já havia suspendido de forma liminar a norma. Agora, o Plenário referendou a decisão, ao avaliar o mérito da ação. No julgamento, o relator reafirmou que a lei ampliou as sanções previstas no Código Penal e entrou indevidamente em campo legislativo reservado à União.

A seu ver, a criação de uma espécie de “direito penal estadual” abala as regras estruturantes da Federação brasileira e cria grave insegurança jurídica, com risco de multiplicação de normas similares. O ministro acrescentou que a lei, ao vedar a contratação com o poder público estadual, criou restrições para além das impostas na norma geral federal sobre o tema.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Primeira dama Virginia Mendes é hospitalizada

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi hospitalizada,...

Prefeito confirma Lindomar Guida secretário de Obras e Lucinei adjunto

O prefeito Roberto Dorner (PL) anunciou, esta manhã, que...

Peixoto deve desafogar a rede primária de saúde com nova unidade; R$ 2,2 milhões

A prefeitura em Peixoto de Azevedo fará concorrência eletrônica,...
PUBLICIDADE