PUBLICIDADE

CIOSP registra 25,5 mil trotes em ligações para forças de segurança em Cuiabá e Várzea Grande

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), vinculado à secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp), foram identificados 25.504 trotes do total de ligações atendidas pela central de atendimento somente no ano passado. A unidade é responsável pelo atendimento de chamadas de urgência das forças de segurança de Cuiabá e Várzea Grande.

Deste total, 15.351 foram praticados por adultos e 10.153 por crianças. As chamadas falsas representaram 3,9% do total dos chamados atendidos pela central no ano passado.

Apesar da porcentagem de trotes ser pequena em relação ao total de chamados, o tenente coronel PM Wangles dos Santos Lino, destacou que os prejuízos provocados ao Estado e a população são graves. “Viaturas e servidores são deslocados para verificar essa falsa ocorrência, gerando também um custo para o Estado. Os trotes não são apenas uma brincadeira, mas um crime, e pode prejudicar quem realmente precisa de ajuda. É importante que as pessoas tenham consciência disso”, detalhou.

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo 340 e responde por falsa comunicação de crime ou de contravenção, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.

O Ciosp recebe chamados de urgência direcionados a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá e Guarda Municipal de Várzea Grande por meio dos números 190, 197, 181 e 193.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça marca data para julgar acusado de matar homem em Sinop

A justiça de Sinop marcou para 1° de setembro...

DNIT divulga prazo para concluir obras em rodovia de Mato Grosso onde asfalto cedeu

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou...

UFMT abre 1,8 mil vagas remanescentes em cursos superiores em Sinop e mais cidades

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o...
PUBLICIDADE