PUBLICIDADE

SEMA orienta cuidados na observação de animais silvestres em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) orientou moradores para os cuidados na observação de animais silvestres. Conforme a equipe, o encontro com estes animais em áreas urbanas desperta a curiosidade das pessoas. Muitas vezes, na busca por um bom ângulo para fotos e vídeos, elas acabam se expondo ao risco e colocando os animais em perigo ao não tomarem as precauções necessárias.

A médica veterinária e analista de meio ambiente da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Danny Moraes, alerta que a principal orientação é não tocar, pois a maioria está apenas de passagem pelo ambiente urbano. O correto é permitir que eles sigam seu caminho sem interferência.

Em casos de animais feridos, a recomendação é acionar o Batalhão Ambiental pelo número 190. É fundamental evitar tocar ou mexer nos animais nessas situações, já que o resgate deve ser realizado por profissionais treinados para garantir a segurança tanto do animal, quanto das pessoas envolvidas. A veterinária também recomenda que, no caso de filhotes de aves, a pessoa busque localizar o ninho para realocá-los, evitando a necessidade de resgates.

A manipulação inadequada desses animais pode causar sérios acidentes, como mordidas, picadas, arranhaduras e até lesões mais graves. “Os animais podem se estressar e também se machucar, muitas vezes de forma irreversível, quando a manipulação é feita de forma inadequada. Também podem acontecer de nós passarmos doenças aos animais, bem como eles transmitirem a nós também”, alerta Moraes.

Além disso, é expressamente contra indicado oferecer alimentos aos animais. Não apenas pelo risco de transmitir doenças, mas também por interferir em sua dieta natural. “A Sema recebe inúmeros animais que foram encontrados em ambientes urbanos e, após a devida assistência médico veterinária, procede a soltura dos mesmos em ambientes mais seguros para que eles retornem a sua vida”, conta Danny Moraes.

Ela também ressalta que a captura ou maltrato de animais silvestres é crime passível de multa (conforme a Lei nº 9.605/98), e que a Sema orienta a população a denunciar esses casos por meio da Ouvidoria, no número 0800 065 3838, ou em uma das unidades regionais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seis apostadores de Mato Grosso ganham prêmio na Mega-Sena

Moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Poxoréu e...

Governo estadual autoriza recuperação de 230 km de rodovia ligando o Nortão; R$ 130 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística confirmou que...

Governo de MT confirma esquema de segurança com 900 policiais para show do Guns N’ Roses

Cerca de 900 policiais militares serão mobilizados nesta semana...

Covid-19 deixou 4,3 mil crianças órfãs em Mato Grosso, diz estudo

Cerca de 4.350 crianças e adolescentes perderam o pai,...
PUBLICIDADE