quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Carnaval deve movimentar R$ 593 milhões em Mato Grosso, aponta pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A estimativa é de que o Carnaval deste ano, que se inicia na próxima sexta-feira (28) e se estende até a terça-feira, 04 de março, movimente R$ 593 milhões na economia de Mato Grosso, segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae). Os dados indicam que cerca de 33% dos mato-grossenses confirmaram presença em algum evento de folia neste ano de 2025. Outros 24% ainda estão indecisos, e 44% não devem participar de nenhum dos cinco dias de festa. Com isto, há uma chance de o número participantes ser igual ou inferior ao registrado em 2024, em que 49% dos mato-grossenses festejaram a data comemorativa.

A maioria dos entrevistados afirma que irá participar de algum evento no estado. Cerca de 21% busca por festas gratuitas, outros 19% vão para blocos de rua, 18% irão passar com amigos ou familiares e 15% estarão em festas privadas. Os dados também traçam um perfil dos carnavalescos: a maioria se concentra na faixa etária entre 26 e 44 anos e que ganha entre 2 a 5 salários mínimos. Este indicativo aponta que há uma margem de maior investimento em experiências premium por parte deste grupo.

“Os empreendedores que irão atender o segmento de eventos, principalmente, devem ficar atentos neste indicativo e procurar soluções que comportem a demanda destes clientes, sempre pensando em proporcionar uma melhor experiência dentro do limite financeiro de quem se propõe a buscar participar de alguma destas festas”, orienta, através de assessoria, Alberto Santana, analista técnico do Sebrae.

O levantamento também aponta que 12% dos mato-grossenses que vão comemorar o Carnaval devem viajar para fora do estado, em locais para onde a festa é mais tradicional, como nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, por exemplo. Isto faz com que os gastos com transporte e passagens (43%) e hospedagem (29%), superem o valor de outros serviços disponíveis, como alimentação e bebidas (23%), serviços de personalização (22%) e ingressos para shows (20%).

A pesquisa aponta ainda que 44% dos mato-grossenses não devem cair na folia em nenhum dos cinco dias de Carnaval. Os motivos são diversos: 20% afirmam não gostar da festa, 18% apontam motivos religiosos, enquanto 29% afirmam que as finanças e o custo elevado dos produtos os impedem de participar das festas. Além disso, cerca de 12% responderam na pesquisa que a cidade onde mora não oferta nenhuma opção interessante para a festa.

Os dados foram obtidos através de entrevistas telefônicas, entre os dias 23 de janeiro e 07 de fevereiro, em todo o estado. Cerca de 1.031 residentes, maiores de 18 anos, responderam o questionário. A pesquisa utiliza a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% e 95% de confiança.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE