PUBLICIDADE

Defensoria aprova cotas para pessoas trans em concursos públicos em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) aprovou hoje, por unanimidade, a implementação da cota de 2% para pessoas trans em concursos de defensores públicos e servidores, assim como seleções de estagiários realizadas pelo órgão. O defensor público Willian Felipe Camargo Zuqueti, autor da proposta, destacou que a ação afirmativa é necessária para a inclusão das pessoas trans, excluídas da sociedade e do acesso a oportunidades e a serviços públicos essenciais.

“A realidade das pessoas trans é configurada pela extrema vulnerabilidade e marginalização que essa população enfrenta, manifestadas por índices de violência, discriminação e exclusão social”, diz trecho do pedido.

A conselheira relatora do procedimento, Laysa Bitencourt Pereira, citou em seu voto que a cota de 2% para pessoas trans já existe em outras Defensorias Públicas, como a da União e a de São Paulo, assim como na Universidade Federal Fluminense (UFF), que aprovou o mesmo percentual de cotas em vigor a partir deste ano.

Os conselheiros elogiaram a proposta e, de forma unânime, acompanharam o voto da relatora e aprovaram a proposta afirmativa, que deve entrar em vigor nos próximos concursos e processos seletivos da Instituição.

Dessa forma, foi alterada a Resolução 140/2021, que assegura a reserva de vagas para o provimento de cargos de defensores, servidores e estagiários da DPEMT da seguinte forma: 20% para negros (pretos e pardos) e quilombolas; 5% para indígenas; 10% para pessoas com deficiência; e 2% para pessoas trans.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista de 20 anos morre em colisão com carro no Nortão

O motociclista Carlos Eduardo de Jesus Machado, de 20...

Mulher dorme ao volante e carro atinge árvore em Lucas do Rio Verde

O acidente de trânsito envolvendo um GM Corsa preto...

Diocese de Sinop celebra ordenação de novo padre no Nortão

A Diocese Sagrado Coração de Jesus, de Sinop, viveu...
PUBLICIDADE