sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Projeto na área da saúde beneficiará 15 cidades no Estado

PUBLICIDADE

O governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) firmaram parceria para atender 15 municípios do interior do Estado através do projeto "Mais Saúde para Você", que vai trabalhar com educação, saúde e saneamento nas comunidades carentes. As cidades beneficiadas são Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Denise, Nobres (Distritos de Bom Jardim e Coqueiral), Nova Marilândia, Nova Maringá, Poconé, Ponte Branca, Poxoréu, Rosário Oeste, Tapurah.

Todo o trabalho será coordenado pela secretaria adjunta de Saneamento – vinculada à pasta das Cidades – que irá capacitar multiplicadores para atuar diretamente nos municípios que vão participar do projeto. "Esses multiplicadores são pessoas ligadas às escolas dos municípios selecionados, às secretarias municipais de saúde e aos órgãos responsáveis pelo saneamento dos municípios. Nossa equipe irá treiná-los para que eles possam repassar as informações nas suas respectivas cidades", explica Marizete Coavilla, secretária-adjunta de Saneamento.

Conforme ela, os trabalhos se iniciam em fevereiro de 2013 com a capacitação dos multiplicadores. Além de palestras nas escolas, as equipes treinadas juntamente com os técnicos da Secretaria-adjunta de Saneamento farão visitas in loco nas residências previamente selecionadas pela secretaria de Saúde de cada município. "Nossa meta é passar pelo menos três vezes em cada município até dezembro do próximo ano, quando se encerra o projeto. Mas se for necessário iremos uma quarta vez", assegura.

Tanto nas palestras, quanto nas visitas às residências, a equipe irá ensinar à comunidade como evitar o desperdício da água tratada, bem como a reutilizá-la. Os temas reciclagem e coleta seletiva também serão abordados pelos técnicos. "Temos que orientar as pessoas que uma torneira pingando gera um desperdício enorme e que pode ser evitado", ressalta Marizete, completando que está trabalhando para conseguir junto à Funasa pequenos kits (composto por torneira, veda-rosca, cano e redutor) para entregar aos domicílios de baixa renda. "Nas comunidades carentes uma torneira é muitas vezes um artigo de luxo. Sem ela há desperdício e contaminação de água. Por isso queremos levar esse kit junto com o trabalho de orientação".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE