quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Entidade pede regulamentação de cidades-gêmeas em MT e Bolívia; importados terão isenção de impostos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Casa da Indústria de Cáceres, representada pelo vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Heloizo Motta, e o diretor da federação, José Providência Rocha, reforçou a importância da regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que reconheceu o município mato-grossense como cidade-gêmea de San Matías, na Bolívia.

A iniciativa conta com o apoio do governador Mauro Mendes e de diversas entidades locais, e o funcionamento do free shop deve ocorrer logo após a assinatura do decreto, prevista para março. O empreendimento oferecerá produtos importados com isenção de impostos, atraindo consumidores de um raio de até 400 km.

“Esse será um marco para nossa economia, já que Cáceres é um grande corredor. Esse raio de 400 km chega quase até Rondonópolis, além da Bolívia e o estado de Rondônia”, destacou Heloizo Motta durante entrevista à Rádio Jornal de Cáceres.

A Fiemt e as demais entidades parceiras destacam que a instalação do free shop trará diversos benefícios econômicos e sociais. A expectativa é de geração de empregos, aumento de renda e atração de turistas e consumidores da região e da Bolívia. Além disso, os produtos oferecidos não competirão diretamente com o mercado interno, pois se tratará de itens importados pouco comuns no comércio local.

O reconhecimento como cidade-gêmea também facilitará o comércio transfronteiriço, fortalecendo a cooperação econômica e social entre os municípios e reduzindo a burocracia para investimentos e acesso a financiamentos. “Os 22 municípios da região serão beneficiados com esse movimento econômico”, ressaltou José Providência.

Além do apoio da Fiemt, a articulação da Casa da Indústria de Cáceres conta com o suporte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio MT), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Cáceres (ACEC), Prefeitura e Câmara Municipal de Cáceres.

Nesta semana, representantes da Fiemt se reuniram com o governador Mauro Mendes para discutir os próximos passos para usufruir dos benefícios do status de cidade-gêmea. Participaram do encontro o presidente Silvio Rangel, os vice-presidentes Heloizo Motta e Jandir Milan, e os diretores regionais José Providência, Massao Koga, Alfo Caixeta, David Carvalho, Wellington Nunes, Celso Silva, Marco Aurélio e James Parreira.

O Brasil atualmente possui 33 cidades reconhecidas como cidades-gêmeas, com maior concentração no Rio Grande do Sul. Cáceres foi a mais recente a ser incluída na lista.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE