A campanha de atualização de vacinas na população carcerária de Sinop termina, hoje, com a imunização das 66 reeducandas e dos servidores da cadeia feminina. O gerente José Magalhães Pinheiro disse, ao Só Notícias, que a expectativa pela finalização das aplicações das vacinas que previnem tétano, gripe (H1N1), hepatite B e rubéola, é até o final da manhã.
O gerente explicou que aplicação da vacinas, pela Secretaria de Estado de Saúde e também por servidores da saúde na área penitenciária, acontece periodicamente. Entre quarta-feira e ontem, os trabalhos foram realizados no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. Aproximadamente 300 detentos foram imunizados.
No entanto, no Ferrugem, apesar da campanha ser finalizada hoje, a expectativa é que os trabalhos sejam retomados. “Porque nem todos os reeducandos foram imunizados ainda, faltam alguns raios. A expectativa é que voltemos lá semana que vem, mas vamos aguardar a secretaria”, explicou o enfermeiro Claudio Boing, servidor da secretaria estadual.
Das doses, 800 que previnem a gripe foram disponibilizadas pelo Estado. As demais, pela prefeitura. “As vacinas são para prevenir esses tipos de doença, principalmente hepatite B, nesse população que fica presa, enfim, onde é mais propício”, acrescentou o enfermeiro.


