PUBLICIDADE

Assembleia aprova situação de emergência em município mato-grossense afetado pelas chuvas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Em votação única, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram hoje, em sessão ordinária, o Projeto de Resolução 69/2025, de autoria da Mesa Diretora, que reconhece a ocorrência de situação de emergência em Chapada dos Guimarães “Em razão das chuvas intensas que atingiram o município, a Mesa Diretora decidiu, em conformidade com a legislação vigente, reconhecer o estado de “situação de emergência” no referido município”, cita a justificativa do projeto de resolução.

“O impacto inesperado das fortes chuvas resultou em danos significativos, como a destruição de estradas, pontes, bueiros, alagamentos, deslizamentos de terra, entre outros estragos, comprometendo a normalidade dos serviços públicos e a execução de prazos legais”, destaca a justificativa.

O projeto de resolução da Mesa Diretora observa ainda que “diante dessa situação emergencial, torna-se imprescindível a contratação imediata de pessoal e a realização de despesas não previstas inicialmente na Lei Orçamentária Anual, com o objetivo de atender às necessidades urgentes e mitigar os danos causados pelas intempéries”.

O texto alerta ainda que “a realização dessas despesas extraordinárias pelo Poder Executivo depende, portanto, do reconhecimento formal do estado de situação de emergência por parte do Poder Legislativo. Além disso, é fundamental que o Poder Legislativo estabeleça os critérios necessários para a execução dessas despesas, observando as disposições legais pertinentes, como a Constituição Federal e Estadual, a Legislação Orçamentária e a Legislação de Gestão Financeira. Isso inclui a definição de normas relacionadas à dispensa de licitação, à transparência na publicidade dos atos e à regularidade na gestão dos recursos”.

Conforme a Mesa Diretora da ALMT, o projeto tem como objetivo garantir a legalidade e a regularidade das ações emergenciais que serão adotadas para enfrentar essa situação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro Mendes inaugura dois colégios integrados e meta é finalizar mais 30

O governador Mauro Mendes inaugurou, hoje, em Cuiabá, ao...

Forno explode e causa princípio de incêndio em Sinop; um ferido

O princípio de incêndio ocorreu, no final desta manhã,...

Prefeito define área para construir cerca de 150 casas em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) enviou aos vereadores, semana...
PUBLICIDADE