PUBLICIDADE

Governo de MT cria grupos técnicos para melhorar ações de combate aos incêndios

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo do Estado iniciou, ontem, o planejamento de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais com a primeira reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Durante a reunião, realizada na sede da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Comitê instituiu a criação de quatro câmaras técnicas para melhorar as ações de combate ao fogo em Mato Grosso.

“Estes comitês ficam responsáveis pela criação de procedimentos, planos e normas para que as ações de prevenção e combate aos incêndios sejam ainda mais eficientes. Os comitês serão formados por especialistas na área, que estão divididas entre os pilares fundamentais de combate ao fogo: prevenção, preparação, resposta e responsabilização”, explica o secretário executivo da Sema e presidente do Comitê, Alex Marega.

Além destas, já existe a câmara técnica de queima prescrita, responsável pela criação de normas e definição de técnicas para a realização da ação preventiva. A resolução que regulamenta as quatro novas câmaras será publicada pela Sema nos próximos dias.

As novas câmaras foram definidas durante a primeira reunião do Comitê em 2025, que foi antecipada para janeiro. No ano passado, o primeiro encontro foi realizado em março. A antecipação do encontro visa dar início a todos os trabalhos necessários para que as ações de prevenção e combate a incêndios florestais sejam executadas com mais eficiência.

“Em 2024, tivemos um cenário climático crítico, com poucas chuvas e uma seca severa, mas devido ao trabalho integrado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos estaduais e federais conseguimos diminuir o impacto das chamas. Começamos mais cedo os trabalhos do Comitê neste ano para desenvolver as melhores ações e estratégias contra o fogo”, explica o presidente do Comitê.

“Antecipar esta reunião significa a definição antecipada de estratégias e ações que serão fundamentais durante o período proibitivo do uso do fogo. A partir de agora, todos os órgãos participantes se unem para garantir que os impactos dos incêndios florestais sejam menores, uma vez que nos últimos anos temos enfrentado cenários climáticos desafiadores”, disse o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Heitor Fernandes da Luz.

Participaram da reunião as secretarias de Estado de Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, Saúde e Educação, Ministério Público de Mato Grosso, Defesa Civil Estadual, Polícia Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ibama, Funai e demais órgãos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.   

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Adolescente morre em acidente com moto em Sinop

O menor de 15 anos faleceu ontem à noite,...

Sinop vai destinar R$ 1,8 milhão em brinquedos para projetos municipais

O poder executivo em Sinop fará registro de preços,...

Promotor espera pena maior que 100 anos para assassino de mãe e filhas em Sorriso

O promotor de justiça Luiz Fernando Rossi Pipino afirmou...

Suspeito de matar psicóloga em Sinop tem prisão decretada pela Justiça

A juíza Rosângela Zacarkim dos Santos decretou a prisão...
PUBLICIDADE