PUBLICIDADE

Primeira cirurgia cardíaca é realizada em Sinop

PUBLICIDADE

Médicos do Hospital Santo Antônio de Sinop (HSA) realizaram a primeira cirurgia cardíaca do Norte de Mato Grosso. O procedimento, colocação de um marca-passo, foi feito em uma criança, 9 anos, que reside em Alta Floresta. A operação foi feita para corrigir uma doença congênita, aquela que é adquirida antes ou mesmo após o nascimento.

A criança teve uma rápida recuperação e passa bem. "O paciente está evoluindo com absoluto sucesso", afirmam os médicos que compuseram o corpo de cirurgiões Carlos Alberto dos Santos e Rodrigo Martins Alves. Ainda de acordo com eles, há pelo menos um ano o corpo clínico do Hospital Santo Antônio vem se preparando para a realização de cirurgias de alta complexidade.

O médico anestesiologista e diretor financeiro da instituição, Heller Paolinelli Chaves, revela que cirurgias de alta complexidade exigem uma mudança estrutural hospitalar muito grande. "Para a realização desses procedimentos, são necessárias mudanças extremas em setores como alimentação, esterilização de equipamentos, no corpo clínico e na estrutura física como um todo".

Ainda de acordo com a administração, dentro de pouco tempo o hospital estará preparado para a realização de vários tipos de cirurgia de alta complexidade, assim como qualquer tipo de cirurgias cardíacas, como por exemplo, ponte de safena, troca de válvula, cateterismo, entre outras. A novidade virá com a inauguração do laboratório de hemodinâmica, previsto para funcionar nos próximos 60 a 90 dias.

Assim que estiver em pleno funcionamento, o hospital contará com um quadro clínico de oito cardiologistas, dos quais, pelo menos, cinco serão cirurgiões cardíacos. Por se tratar de uma instituição com cunho filantrópico [Fundação de Sinop Comunitária de Sinop], a cirurgia foi realizada em sistema de parceria, entre hospital, médicos cirurgiões e a empresa que doou o marca-passo.

Mas, segundo a diretora admirativa, Andréia Queiroz, a entidade já corre atrás de um credenciamento, para este tipo de procedimento, junto ao Sistema Único de Saúde. "Estamos trabalhando para que a população de Sinop, assim como da região, possa ter uma saúde de qualidade".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...

Mato Grosso realiza captação de órgãos pela 1ª vez com a equipe própria

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela secretaria...

Vigilância divulga novo lote de bebida suspeita de contaminação por metanol em MT

A secretaria estadual de Saúde, por meio da Coordenadoria...
PUBLICIDADE