A Secretaria Municipal de Saúde e o Lions Clube fizeram, no final de semana, o mutirão de atendimentos para pessoas com dificuldades visuais. Foram atendidas 877 sendo que 316 acabaram sendo encaminhadas para cirurgias de cataratas e, 247, para pterigeo. O secretário de Saúde, Francisco Specian Junior, pontua que a partir de hoje (22), os pacientes com necessidade de cirurgia realizam exames clínicos. "Vamos fazer os exames pré operatórios (sanguíneo e eletrocardiograma) necessários para o procedimento. Primeiramente vamos atender os casos de catarata, em maio serão realizadas as cirurgias de catarata e na sequencia, assim que todas forem concluídas no fim de junho, inicio de julho, daremos prosseguimento aos casos de pterígio", explicou.
Pacientes de Sinop, Vera, Claudia e Ipiranga do Norte foram atendidos. Whady Lacerda, diretor internacional do Instituto Lions da Visão pontuou que as pessoas irão receber o transporte para ir a Cuiabá para o procedimento que será realizado na capital. "Lá temos todo o equipamento e pessoal apropriado para isso. Tudo será a custo zero, além de receber o transporte, as pessoas ficarão na nossa Casa de Apoio e a consulta pós operatória já será realizada no dia seguinte, o paciente retornar para casa despreocupado", destacou.
A catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino do olho e pode ser desencadeada por fatores como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, e uso de medicamentos, dentre outros. Já o pterígeo é um tecido anormal que cresce na superfície do olho, causando distorções, muito comum em locais de clima quente e seco. É mais comum em pessoas que passam muito tempo expostas ao sol, vento, poeira ou muito calor. Além disso, é três vezes mais comum em homens do que em mulheres. Para evitá-lo é recomendado proteger os olhos contra a luz ultravioleta excessiva com o uso de óculos escuros e evitar condições ambientais secas e empoeiradas.