O secretário de Saúde Francisco Specian Junior e o diretor internacional do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, assinaram, esta manhã, dois convênios para a realização de cirurgias visuais. O primeiro é relativo as de cataratas cuja triagem para o procedimento será realizada neste fim de semana (dias 20 e 21). O outro, sobre a continuidade da parceria e estende para todas as enfermidades visuais, visando atender a demanda reprimida.
A triagem neste fim de semana, será na sede do Lions Clube de Sinop, na Avencas 1911. No total serão distribuídas 1,7 mil senhas, destas, 1,2 mil no dia 20 com atendimento das 8h às 17h, já no dia 21 serão 500 senhas com atendimento das 8h às 12h. O publico alvo são pessoas acima de 55 anos dos 14 municípios da região que formam o Consórcio do Teles Pires (Sinop, Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera). Contudo, pessoas com menos de 55 que apresentam os sintomas também serão atendidas.
Os pacientes identificados com necessidade de cirurgia serão encaminhados para os exames clínicos e laboratoriais a partir da próxima segunda-feira, 22 de abril. As cirurgias serão realizadas a partir do dia 6 de maio e devem seguir até o fim do mês de junho. Os pacientes devem levar o cartão do SUS para a realização da triagem.
Inicialmente serão disponibilizadas 480 vagas para o procedimento. O secretário pontua que "Já temos uma demanda inicial identificada de aproximadamente 180 pessoas que precisam fazer a cirurgia; essas pessoas podem ficar tranqüilas que elas serão atendidas", explicou.
Whady Lacerda pontuou que as pessoas irão receber o transporte para ir até Cuiabá para o procedimento que será realizado na capital. "Lá temos todo o equipamento e pessoal apropriado para isso. Tudo será a custo zero, além de receber o transporte, as pessoas ficarão na nossa Casa de Apoio", destacou.
De acordo com Whady, a partir de agosto, o Instituto fará de 80 a 100 cirurgias por semana, "Com a triagem desse fim de semana vamos diagnosticar os principais casos e os que necessitam de tratamento imediato como a catarata que leva a cegueira e necessitam do procedimento de forma imediata e na sequencia, de acordo com a necessidade do município vamos proceder às demais cirurgias", pontuou.
A previsão, segundo o secretário de Saúde, é que até 2014 todos os casos, graves e de menor complexidade, possam ser atendidos e a demanda reprimida atendida. "Todos os meses vamos fazer cirurgias, até 100 por mês para atender a nossa demanda", destacou Francisco. O atendimento será realizado pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), a R$ 643,00 por procedimento e o valor será repassado pelo Ministério da Saúde. "Com a triagem vamos buscar identificar quantos procedimentos e quais procedimentos são necessários", apontou o secretário.