Três parcelas de aproximadamente R$ 485,3 mil serão repassados pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso financiar a compra de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS). O valor total, incluindo os repasses para outros Estados, atinge R$ 182 milhões. As parcelas correspondem aos meses de janeiro, fevereiro e março.
A portaria aprovando o repasse foi publicada em Diário Oficial da União na última semana e refere-se ao financiamento dos medicamentos do Grupo 1B, que abrange remédios para doenças mais complexas e para os casos de intolerância aos medicamentos das primeiras e segundas linhas de tratamento, definidas nos protocolos clínicos e que demandam o maior volume de recurso financeiro.
De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos foram estabelecidos de acordo com as informações aprovadas pelos estados em setembro, outubro e novembro do ano passado no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). Os estados do Amapá, Goiás, Pará e Tocantins receberão valores ajustados em função de ressarcimentos referentes a períodos anteriores, em que deixaram de prestar informações. Esse financiamento federal é um ressarcimento aos estados relativo ao que foi financiado pelas secretarias estaduais de saúde.