PUBLICIDADE

Pensão alimentícia lidera solicitações de atendimentos da Defensoria Pública em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

No ano passado, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso superou a marca de 547.888 mil atendimentos, com destaque para a área de família e sucessões. Nesse período, a subárea de alimentos, que envolve principalmente questões relacionadas à pensão alimentícia, liderou o volume de atendimentos, totalizando 41.677 casos. Esse número representa o maior índice de solicitações de assistência jurídica na instituição, refletindo a grande demanda por suporte em questões familiares no Brasil. 

A subárea de alimentos engloba disputas e acordos relacionados à pensão alimentícia, frequentemente envolvendo pais e filhos ou outros membros da família. Este número expressivo reflete tanto a complexidade do tema, que afeta diretamente a subsistência e o bem-estar de muitas famílias, quanto o aumento da conscientização sobre os direitos de manutenção e a busca por justiça por meio da Defensoria Pública. 

“A Defensoria Pública é a instituição mais importante do sistema de justiça, porque nós atendemos pessoas pobres, pessoas carentes. Nós temos uma abrangência hoje em todas as comarcas. A atuação da defensoria é fundamental para aquelas pessoas que não conseguem pagar um advogado”, falou o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.

Uma das inovações do ano passado foi a implementação de uma ferramenta inédita no site da Defensoria, que permite aos cidadãos e gestores acompanhar, em tempo real, o número de atendimentos realizados. Chamada Defensoria em Números, a ferramenta permite que os usuários possam acompanhar atualizações instantâneas sobre o número de atendimentos realizados, audiências agendadas, processos recebidos, ações ajuizadas e peticionamentos efetuados. Essa iniciativa visa não apenas promover a transparência das atividades da Defensoria, mas também permitir que a população tenha um acesso facilitado aos dados que refletem o trabalho realizado em prol da justiça e da defesa dos direitos dos cidadãos.  

Além dos 547.888 mil atendimentos, houve 50.248 mil audiências, recebeu 434.254 mil processos, ajuizou 30.509 mil ações e realizou 623.203 mil peticionamentos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento do próximo ano em MT; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...

Vagão de carreta se solta e tomba em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo o carregamento de uma Scania 460...

Lançada licitação para revitalização de obras de parque em Chapada; R$ 13,7 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realiza,...
PUBLICIDADE