A maioria das cidades no Estado tem baixa infestação pelo mosquito transmissor da dengue. Os números são de uma pesquisa do Ministério da Saúde e mostram que, de 13 municípios pesquisados, sete estão em nível satisfatório. Neste grupo encontram-se Denise, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Sinop, Lambari D’Oeste, Curvelândia e Nova Canaã do Norte. Fazem parte dessa faixa, os municípios que tiveram um índice abaixo de 1% de larvas do Aedes Aegypti.
Em estado de alerta estão Cuiabá, Poconé, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Glória D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Barra do Bugres e Nobres. Nestas cidades, menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito
Apenas o município de Araputanga encontra-se em estado de risco. Estão neste grupo os que apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados.
No Brasil, o levantamento revela que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório.
Elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, a pesquisa foi realizada em outubro deste ano em 1.463 cidades. A pesquisa é considerada um instrumento para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.