PUBLICIDADE

Prefeito decreta “situação anormal de saúde” devido aos casos de dengue em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Miguel Vaz assinou um decreto declarando situação anormal de saúde pública no município, em decorrência do aumento expressivo de casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A medida busca conter a propagação das arboviroses e reforçar ações de combate ao vetor em toda a cidade.

De acordo com o decreto, a decisão foi motivada pela alta incidência de casos de dengue espalhados por diversos bairros do município. O documento regulamenta uma série de medidas como contratação emergencial de pessoal por meio de processos seletivos simplificados e dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços voltados ao enfrentamento da emergência.

Também estão previstas campanhas educativas para conscientização da população, inspeções com drones em áreas de difícil acesso, limpeza obrigatória de terrenos baldios e imóveis, com custos cobrados dos responsáveis em caso de descumprimento, e ingresso forçado em imóveis abandonados ou sem presença de responsáveis, quando necessário para eliminar focos do mosquito.

O decreto estabelece que todos os imóveis devem ser mantidos limpos e livres de condições que favoreçam o acúmulo de água, como recipientes destampados, entulhos e calhas obstruídas. Piscinas, caixas d’água e plantas aquáticas também devem ser tratados ou substituídos para evitar a proliferação do mosquito. Em caso de descumprimento, a prefeitura poderá realizar os serviços necessários, repassando os custos aos proprietários, além de aplicar multas.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, uma pessoa morreu vítima da dengue em Lucas do Rio Verde em 2024. O município contabiliza mais de 300 casos prováveis da doença, além de outros 9 de Chikungunya.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE