Após imunizar 516 meninas, entre 11 e 16 anos, contra o vírus HPV em março, a Secretaria municipal de Saúde prepara para o próximo mês a segunda fase da vacinação. A meta da pasta, naquele mês, era atingir 3,4 mil garotas e este número continua sendo válido para esta fase que virá.
A coordenadora da campanha, Cecília Nogami, explica que a imunização é preventiva e não causa nenhum transtorno à saúde. No entanto, aponta que a procura foi baixa na primeira etapa.
O Ministério da Saúde lançou, hoje, a segunda fase da campanha nacional, que terá ainda a terceira prevista para outubro. Cerca de 4,3 milhões de meninas nesta faixa etária já receberam uma dose e, as outras, serão essenciais para garantir a imunização.
Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério também reforça a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como “Papanicolau”, em mulheres a partir dos 25 anos.