A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta, resultado do segundo Levantamento Rápido por Índice de Amostragem da Dengue (LIRA) dos casos confirmados e notificações da dengue. O secretário Francisco Specian apontou que o percentual é de 0,43%, "considerado excelente comparado com o anterior que apontou 5,1% no inicio deste ano".
O levantamento foi feito em toda a cidade, de 22 a 28 de abril, em 2.311 imóveis inspecionados sendo coletadas 47 amostras dentre estas 10 positivas. As notificações de janeiro a abril reduziram 66%, comparados com 2013. No ano passado, foram 5984 notificações. No primeiro quadrimestre deste ano, 2084. A secretaria também diz que os casos confirmados diminuíram. Este ano são 767 e ano passado 3.906.
Francisco Specian Júnior explica que os bons resultados apresentados se devem aos trabalhos de prevenção desenvolvido com a força tarefa montada com as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde refletiram diretamente na redução dos casos. "Vai desde a prevenção com os agentes de endemias, até a limpeza de áreas institucionais, recolhimento do lixo da dengue que são aqueles que podem se tornar criadouro do mosquito e a conscientização dos moradores”, disse.
Por outro lado, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou, semana passada, no último balanço estadual sobre dengue, que Sinop segue líder estadual em casos da doença (assim como no ano passado). De janeiro até agora são 1.351 em Sinop, 572 em Cuiabá, 381 em Rondonópolis e 249 em Várzea Grande.
A secretaria estadual também confirma uma morte, este ano, em Sinop, outra em Cuiabá e uma em Rondonópolis.


