PUBLICIDADE

Pesquisa traça perfil do empreendedor da terceira idade em Mato Grosso; comércio de alimentos lideram

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A pesquisa ‘Empreendedorismo Prateado’ realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae) apontou que 57% dos empreendedores da terceira idade que possuem seu próprio negócio é por necessidade financeira, enquanto 47% informaram que é o desejo de continuar ativo.

O levantamento indicou, ainda, que a idade média dos empreendedores está na faixa dos 63 anos e os homens são a maioria no mercado, com 52%, enquanto que as mulheres somam 44%. “O empreendedorismo é uma área que agrega a todos que estão dispostos a se desafiar e viver uma nova experiência, independente de idade. E essa pesquisa demonstra este potencial empreendedor na idade madura. Observamos também que a terceira idade ocupa um espaço relevante no empreendedorismo mato-grossense e isso é benéfico econômica e socialmente”, destacou a diretora Superintendente do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun.

Dos que estão à frente de algum empreendimento, 39% já estão aposentados e, ainda de acordo com a pesquisa, outras causas que levam as pessoas da terceira idade a empreender são: a realização pessoal (31%), paixão por uma área específica (20%), contribuir para a sociedade (13%) e realizar um sonho de vida (10%).

O perfil da empresa em que pessoas da terceira idade empreende é de vendas de produtos e serviços (32%), alimentação (20%), beleza e vestuário (13% cada), artes e artesanatos (10%), consultoria (7%) e tecnologia (5%).

Os desafios apontados por este público são a falta de recursos financeiros (46%), barreiras de idade no mercado de trabalho (38%), conhecimento limitado em tecnologia (35%), resistência social ao empreendedorismo na terceira idade (20%) e cuidados com a saúde (20%).

Quando perguntados quais habilidades e conhecimentos gostariam de adquirir, a tecnologia e inovação liderou, com 46%, seguido de gestão financeira (34%), marketing digital (33%), gestão de pessoas (17%) e vendas e atendimento ao cliente (16%).

Entre os empreendedores, 45% querem expandir, 27% pretendem manter como estão, 24% pretendem passar o negócio para a família e 3% planejam fechar as portas.

A pesquisa quantitativa ouviu 1.045 donos ou sócios dos pequenos negócios, entre os dias 29 de agosto a 05 de setembro deste ano, em todo o Estado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro pega fogo em Lucas do Rio Verde e condutor sai ileso

O incêndio num Ford Escort cinza ocorreu, hoje de...

Bombeiros fazem retirada de vespeiro após ataques a moradores em Lucas

O caso envolvendo insetos agressivos foi registrado, ontem à...

Sorriso: bombeiros acabam com incêndio em restaurante

A equipe do Corpo de Bombeiros de Sorriso combateu...
PUBLICIDADE