PUBLICIDADE

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: assessoria)

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou o recurso do município de Nova Ubiratã, que visava anular o plebiscito e a lei estadual de 2000, que criou o município de Boa Esperança do Norte ( 402 km ao norte Cuiabá).

A decisão unânime teve como relator o juiz-membro Pérsio Landim, que rebateu os argumentos do pedido, que focou na tese de que o plebiscito realizado não teve quórum qualificado, já que um dos municípios ‘mãe’ da nova cidade teve uma participação de apenas 26% do seu eleitorado na votação da época, e que 87% da população de Nova Ubiratã, outra cidade ‘mãe’, se colocou contra o desmembramento.

O magistrado lembrou que o plebiscito foi validade pela Corte Eleitoral, e que as contestações deveriam ter ocorrido na época, e não 24 anos depois. O juiz também destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do ano passado, que permitiu a realização da eleição neste ano.

Recém-criado, Boa Esperança do Norte teve sua primeira eleição municipal neste ano, elegendo Calebe Francio (MDB), como prefeito da nova cidade, e 9 vereadores. A cidade tem cerca de 7 mil habitantes.

Atualmente, o processo de transição para definir o orçamento de Boa Esperança do Norte ocorre com a participação dos dois ‘municípios-mãe’: Sorriso e Nova Ubiratã. A complexidade se deve, por exemplo, na hora de organizar o orçamento do município, já que os recursos deverão sair dos dois municípios que cederam o território para a nova cidade, bem como do governo do Estado e da União, que deverão recalcular os Fundos de Participação do Estado e Município -FPE e FPM.

A Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) acompanha a composição do orçamento da recém-criada cidade com atenção, para evitar que o orçamento das cidades de Sorriso e Nova Ubiratã possa ser prejudicado.

“A AMM acompanha de perto não apenas as demandas de Boa Esperança do Norte, mas também as de Sorriso e Novo Ubiratã, municípios filiados a associação e diretamente impactados pela nova divisão territorial”, disse por meio de nota.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novas medidas tributárias em Mato Grosso também beneficiam setor de panificação

O pacote de medidas tributárias, definidas pelo governo do...

Assinada ordem para construir novo terminal rodoviário em Juara

O prefeito Valdinei Holanda Moraes assinou a ordem de...

Sorriso: aprovada mudança no ISS sobre cartórios que pode evitar perda de receita

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...
PUBLICIDADE