PUBLICIDADE

Profissionais da saúde em MT são capacitados sobre zika vírus

PUBLICIDADE

Profissionais da atenção básica, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde participaram, ontem, de uma web aula de atualização sobre o zika vírus. A aula foi ministrada pela modalidade de ensino à distância, por meio do serviço de tele educação do Programa Telessaúde Mato Grosso, e teve como objetivo capacitar e sensibilizar esses profissionais para a detecção precoce dos casos a fim de prestar atendimento adequado, conforme protocolo do Ministério da Saúde, e assim prevenir essas doenças. Ao todo 280 profissionais, da capital e do interior, participaram da capacitação.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Flávia Guimarães, explica que a ação faz parte de uma série de conferências e web aulas que serão realizadas em virtude da ocorrência de microcefalia no Estado. “O governo do Estado tem priorizado as ações de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti e uma das estratégias é a educação permanente de profissionais do SUS. Através das capacitações é possível proporcionar uma assistência oportuna e assim evitar o agravamento dos casos e ocorrência de óbitos”.

Entre os assuntos abordados no conteúdo da web aula estão as informações sobre notificações e investigações de casos, assim como orientação para a coleta de material biológico. Também foram discutidas as diferentes causas da microcefalia, a relação do zika vírus com a doença e os cuidados com as gestantes e a população em geral na prevenção da doença.

A web aula foi apresentada pela médica da equipe técnica epidemiológica, da SES, Silbene Lotufo Muller. De acordo com ela as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti possuem sintomas e sinais muitos semelhantes, por isso os profissionais precisam se atualizar quanto ao processo de conduta médica e de como conduzir em caso de suspeita destas doenças. “A dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam os mesmos sintomas, mas cada uma possui características principais. Identificar essas características clínicas-epidemiológicas é fundamental para a detecção precoce e o tratamento oportuno”.

Além do conteúdo apresentado, os participantes da web aula puderam interagir com a médica e tirar as dúvidas sobre as doenças. As principais dúvidas apresentadas se referiram aos sintomas das doenças, notificação dos casos suspeitos, locais de referência para atendimento dos pacientes e à sorologia para diagnóstico diferencial.

Dando sequência às ações de educação permanente, uma web aula com o tema condutas laboratoriais frente aos casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya será realizada no próximo dia 18 (sexta-feira), às 14h, com a equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen). Para participar e assistir as aulas é preciso acessar o site do Telessaúde Mato Grosso e, dentro do calendário de eventos disponibilizado na página inicial, clicar na data referente à aula. Após a transmissão das aulas o conteúdo fica disponível para acesso no canal do Telessaúde Mato Grosso no Youtube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dia ‘D’ de vacinação antirrábica será sábado em Nova Mutum

A secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância Ambiental,...

Começam atendimentos no Novo Centro de Especialidades Médicas de Sinop

A secretaria de Saúde iniciou hoje os atendimentos no...

Hospital em MT realizou 39 cirurgias de retirada de tumor cerebral 

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE