
Dos 351 alunos acima de 19 anos, 139 estão com sobrepeso, 69 apresentam obesidade grau I, 26 com grau II e 5 com grau III. Os demais, 110 apresentaram perfil eutrófico, ou seja, estão dentro do peso adequado e dois estão com baixo peso.
Na faixa compreendida entre 5 e 19 anos também foram encontradas situações de sobrepeso, mas a maioria, sendo 2.166 dos 2.929 alunos avaliados, está com peso adequado para a idade. Outros 418 do total estão acima do peso, 179 com obesidade, 100 com magreza, 47 com obesidade grave e 10 com magreza acentuada.
Em relação à classificação de estatura para idade, o resultado obtido foi de 2.886 alunos com estatura adequada para a idade, 28 com baixa estatura e seis com estatura muito baixa para a idade.
A metodologia utilizada para diagnóstico nutricional foram as curvas da Organização Mundial da Saúde (OMS), com classificação de IMC e estatura para idade, dos 5 aos 19 anos, e classificação do peso por meio do IMC, para maiores de 19 anos. Os aparelhos para definição do peso foi a balança digital e o analisador corporal. O instrumento usado para aferição da estatura foi o estadiômetro.
O diagnóstico foi realizado, nos meses de outubro e novembro, pela equipe de nutricionistas que integram o quadro técnico da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc, com base na aferição do peso e estatura de todos os alunos que estavam presentes no período da avaliação. O objetivo é traçar o perfil nutricional dos alunos devido ao projeto piloto de Unificação dos Cardápios, iniciado em agosto deste ano.
De acordo com o setor, o cardápio unificado de merenda visa assegurar que todos os alunos recebam os mesmos alimentos, portanto, a mesma oferta de nutrientes. São dietas que contemplam uma maior quantidade de frutas, verduras e legumes, fazendo com que as escolas utilizem no mínimo 30% do recurso repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para adquiri gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.
A nutricionista da Seduc, Lizia Soares Penido, explica que são 20 opções de cardápios para escolha dos gestores e com ingredientes adquiridos na comunidade local e, portanto, são mais elaborados. “A elaboração está dentro das exigências do Ministério da Educação que prevê que a merenda escolar contemple 20% da necessidade nutricional que o organismo precisa diariamente”, destaca. Trata-se de ingredientes como proteínas, carboidratos, vitaminas, entre outros.


