PUBLICIDADE

Sinop: secretaria inspeciona mais de 70 bairros e multa donos de lotes com focos da dengue

PUBLICIDADE

De janeiro a novembro a secretaria de Meio Ambiente notificou moradores em mais de 70 bairros para limparem os terrenos baldios e não se tornarem focos do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, zika vírus e chikungunya. A secretária de Meio Ambiente, Cristian Ferri, informou que Florais da Amazônia e Jardim Florença, são os bairros onde mais foram aplicadas notificações e multas. O proprietário tem até 20 dias para fazer a limpeza. Caso contrário, é multado e a cobrança vai junto no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que equivale a 1 unidades de referência (UR), R$ 2,80 por metro quadrado.

Segundo a secretária, o problema é que os proprietários adquirem os lotes e, enquanto não constróem, o mato  acaba tomando de conta. “O terreno estando limpo o cidadão não joga o lixo, mas quando o mato está a alto a quantidade de lixo encontrada é grande”, apontou.

Nos terrenos e áreas que pertencem a prefeitura, os trabalhos começam a ser feitos essa semana. No Parque Florestal, por exemplo, que possui uma área de preservação de mais de 40 hectares, e é aberto a visitação ao  público. “Esses locais sempre há lixo jogado pelos próprios moradores que acabam virando depósito para o  mosquito da dengue (que se reproduz onde água fica acumulada). Assim que a limpeza for concluída nesses locais, as máquinas vão para outros bairros”.

A limpeza dos valetões (local que serve para o escoamento da água da chuva), a limpeza está programada para começar em janeiro. “Esse é o período que os maquinários estão todos na cidade”, informa o secretário de Obras, Marcos Lopes.

Sinop é está entre os 3 com maior número de notificações de dengue, no Estado, de acordo com último balanço da secretaria Estadual de Saúde

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UCT de Sinop está com estoque crítico e precisa de doadores de sangue

Unidade de Coleta e Transfusão de Sinop (UCT Sinop)...

Pronto atendimento em Colíder terá mais equipamentos; R$ 1,5 milhão

A prefeitura de Colíder (155 quilômetros de Sinop) homologará,...
PUBLICIDADE