PUBLICIDADE

Sinop tem diagnosticados 142 novos casos HIV; índice alto, avalia coordenador

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha

A secretaria de Saúde informou, ao Só Notícias, que foram registrados 142 novos casos de HIV em Sinop, no período de janeiro a novembro. Desse total, 106 são homens e 36 mulheres, sendo que 18 estavam gestantes no momento do diagnóstico. Em relação ao mesmo período de 2023, houve uma pequena diminuição nos casos totais, quando foram somados 149 (117 em homens e 37 em mulheres), mas registro de um caso a mais em gestantes.

Nesse mês, tem a campanha Dezembro Vermelho, que fortalece a conscientização sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. “A gente ainda continua com o índice alto e, na verdade, ainda com pessoas fazendo diagnóstico um pouco mais tardio”, afirma Walther Esteves, coordenador do Serviço de Assistência Especializada – SAE.

Para diminuir o risco de diagnóstico tardio, Esteves alerta que todas as pessoas com vida sexual ativa devem fazer os testes regularmente, independente do número de parceiros, orientação sexual, estado civil e idade. “A gente precisa trabalhar o preconceito para que as pessoas façam a testagem o mais cedo possível, porque quando mais cedo você fizer o diagnóstico, menos danos a pessoa terá à saúde dela e também interrompe a cadeia de transmissão mais cedo”.

Apesar de o número de casos ainda ser preocupante, o município pode celebrar o fim da chamada transmissão vertical: “as mulheres que vivem com HIV em Sinop nos últimos 11 anos tiveram filhos que nasceram sem HIV”, explica o coordenador e credita a conquista à capacitação de profissionais de saúde. O feito fez com que a cidade ganhasse o Selo Ouro de Boas Práticas, concedido pelo Ministério da Saúde.

Testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C podem ser realizados em todas as unidades básicas de saúde – UBSs e no SAE. Preservativos masculinos e femininos também estão disponíveis gratuitamente nas UBSs, além do tratamento de Profilaxia Pré-exposição – PEP e Pós-Exposicão – PreP, medicações que devem ser tomadas, respectivamente, antes e depois do risco de possível infecção e ajudam a diminuir o contágio.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Centro especializado no Mato Grosso realiza em 48h quatro transplantes renais

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela...

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 95 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar R$ 95 milhões para quem...

Abertura de matrícula para novos alunos na rede estadual de MT é adiada; confira

Devido ao ponto facultativo decretado pelo governo do Estado...

Adiada abertura de matrícula para novos alunos na rede estadual em Mato Grosso

Devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado...
PUBLICIDADE