PUBLICIDADE

Concluída instalação de mais 71 câmeras do Vigia Mais MT em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Segurança e Trânsito confirmou hoje que foi concluída a instalação de 71 câmeras do programa de vigilância e segurança eletrônica Vigia Mais MT. As câmeras são modelos OCR (de reconhecimento de caractere óptico), com capacidade para leitura automática de placas, câmeras fixas e câmeras speed dome (que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento).

Essas imagens são capturadas e disponibilizadas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Cuiabá e em Sinop, por enquanto, as imagens dos equipamentos instalados são encaminhadas para a Guarda Civil Municipal, ao 11º Batalhão da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Civil de Sinop, que acompanham em tempo real as ocorrências registradas.

Uma unidade local da Central CIOSP será construída e equipada em sede própria, englobando o município e secretaria de Segurança assim como todas as forças de segurança pública. O prefeito Roberto Dorner, (PL) disse que a parceria com o governo do Estado reforça a segurança na cidade. “Esses equipamentos vão ajudar as nossas forças de segurança a identificar criminosos e dar uma resposta rápida”. “Estamos sempre trabalhando em conjunto com o governador Mauro Mendes, para ampliar a segurança dos nossos munícipes. Já implantamos a jornada delegada em parceria com a Policia Militar, a Central de Regulação com os Bombeiros e agora essas câmeras. E quem ganha com essa união é a nossa população”, disse Dorner.

O Programa Vigia Mais MT foi criado através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da secretaria estadual de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam nesta 4ª inscrições de processo seletivo em Lucas do Rio Verde

As inscrições para o processo seletivo simplificado nº 003/2025...

Abilio apresenta potencialidades de Cuiabá e busca R$ 1 bilhão em financiamentos em Dubai

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou durante palestra...

Nova etapa de recuperação da BR-163 começa nesta 4ª em Sorriso; tráfego desviado

A concessionária Nova Rota do Oeste informou, há pouco,...
PUBLICIDADE