sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Vacina contra febre amarela é disponibilizada em Nova Mutum

PUBLICIDADE

 Em virtude do surto de contaminação da febre amarela em algumas regiões do país, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as unidades de saúde (PSFs) disponibilizam vacinas para imunização contra a doença. “Crianças de 9 meses a 4 anos devem comparecer aos postos para serem imunizadas. Já as demais pessoas, que não apresentam o registro de doses na carteira de vacinação também devem procurar a unidade de saúde. Principalmente as que forem se deslocar para a zona rural”, afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciane Mayer.

Na cidade, a febre amarela é transmitida pelo Aedes aegypti, o mosquito da dengue, zika e chikungunya. Em zonas rurais o mosquito transmissor é o Haemagogus e suas subespécies. “Por conta da migração de pessoas, em trânsito entre estados e municípios, bem como zonas rurais e urbanas os índices de contaminações do vírus aumentou exponencialmente”.

Segundo a secretaria, a prevenção é feita de duas formas; vacinação feitas nas unidades e combate a criadouros e proliferação do mosquito. A vacina está já inclusa na rotina de vacinação em todo o Estado, por recomendação do Ministério de Saúde.

Outro aspecto da prevenção é o combate ao criadouro e a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atenção básica em Colíder receberá novos aparelhos para exames de imagem

A prefeitura vai licitar a contratação de empresa, dia...

Hospital de Rondonópolis zera fila de cirurgias ortopédicas, segundo secretaria

A secretaria estadual de Saúde informou, hoje, que mais...

Sinop: prefeitura destina R$ 2,1 milhões atender pacientes em reabilitação

A administração pública fará processo licitatório, dia 15, tendo...
PUBLICIDADE