segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Conselho de Diretores aprova calendário de reposição de aulas na rede estadual em Cuiabá

PUBLICIDADE

Mais de 70 diretores de escolas estaduais do Vale do Rio Cuiabá, assessores pedagógicos e diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) da capital se reuniram com o secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes de Souza. O encontro solicitado pelo Colegiado de Diretores de Cuiabá e Vale do Rio Cuiabá (CDC) aconteceu no auditório da Seduc.

Na reunião, o calendário de reposição de aulas publicado na Portaria 294/2016 foi aprovado pelos diretores e pelo Sintep Subsede de Cuiabá. Na pauta solicitada pelos gestores ainda estavam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os repasses do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

A professora Magda Rodrigues Sanchez, diretora da Escola Estadual Alcebíades Calhão contou que a unidade escolar já programou atividades complementares em todos os sábados. “Junto ao conteúdo estão agendadas atividades pedagógicas, artísticas, culturais e esportivas. Acreditamos que essa é a solução para tornar a escola mais atrativa aos sábados, não somente para os estudantes, como para toda a comunidade”, afirma a diretora Magda Rodrigues Sanchez.

Em relação ao Enem, o CDC solicitou um cursinho pré-vestibular para os estudantes concluintes do Ensino Médio em 2016. Ficou acordado que escolas de Cuiabá e Várzea Grande com estrutura para atender a demanda dos estudantes da região apresentarão projetos que serão avaliados e a possibilidade de financiamento pela Seduc será verificada.

Sobre o PDE, Edinaldo Souza afirmou que a Secretaria fará o possível para honrar, o quanto antes, o envio da 3ª e 4ª parcelas dos repasses financeiros. O presidente do Colegiado, Dimas Antônio ainda solicitou a melhora da remuneração para os diretores escolares.

O secretário adjunto informou que todas as demandas apresentadas na reunião serão avaliadas e o próximo encontro será agendado ainda para agosto. “Nos comprometemos a melhorar a educação, e entre os pontos necessários para alcançarmos esse objetivo está a valorização profissional. Vamos convocar mais reuniões para apresentar as propostas de interesse dos profissionais, respeitando a legislação e a capacidade orçamentária do Estado”.

De acordo com o cronograma publicado na Portaria 294/2016, entre os dias 08 de agosto e 23 de dezembro deverá acontecer a reposição das aulas. Do dia 26 de dezembro a 09 de janeiro está reservado para os 15 dias de férias correspondentes ao recesso de julho deste ano e do dia 10 a 31 de janeiro, também será feita a reposição. O período de férias será entre 1º de fevereiro até 2 de março.

As unidades cujos calendários já preveem aulas aos sábados como dias letivos deverão encaminhar a proposta de reposição para análise e aprovação da Coordenadoria de Legislação, Normas e Organização Escolar, da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc. A inserção e atualização dos calendários escolares são de responsabilidade do assessor pedagógico.

Também compete à Assessoria Pedagógica analisar, aprovar e inserir as informações nos calendários escolares no Sistema SigEduca/GPE, bem como acompanhar, monitorar e fazer cumprir o que descreve a portaria. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta, Colíder e mais 10 no Nortão aderem à prova nacional docente

Doze municípios no Nortão aderiram à prova nacional docente...

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Vídeo: UFMT deve concluir este ano reformas em blocos do câmpus de Sinop

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE