PUBLICIDADE

Nova Mutum avança na educação inclusiva com material em Braille para aluno com deficiência visual

PUBLICIDADE

A educação inclusiva em Nova Mutum avançou na acessibilidade na rede municipal. Agora o aluno cego Jaris Jesus Martinez do 4º ano do ensino fundamental da Escola 4 de Julho, que foi matriculado este ano, vindo da Venezuela, passa a contar com o apostila e material adaptado em Braille que faz parte do Sistema de Ensino adotado pelo Município. A impressão do material foi feita em parceria com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

Antes de receber o material o aluno passou pelo processo de alfabetização em Braille para que pudesse utilizá-lo, pois a língua fluente dele é o espanhol e houve capacitação em Braille para todos os profissionais que atuam diretamente com o aluno, inclusive para a auxiliar-intérprete designada a ele. 

O uso do braille permitirá que o aluno cego tenha acesso ao conteúdo pedagógico de forma autônoma e eficaz, colocando a cidade como referência em práticas de educação inclusiva na região.

A secretária de Educação, Elena Maria Maass, explicou que o município tem investido fortemente na formação dos professores para lidar com alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado. “Estamos capacitando nossos profissionais para que o atendimento seja completo, tanto no aspecto pedagógico quanto no humano. A inclusão é um compromisso que assumimos com toda a nossa rede”.

Nova Mutum contou com a parceria do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial do Estado de Mato Grosso (CASIES) da secretaria estadual de Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente com carreta que pegou fogo deixa um morto em rodovia no Médio Norte

Uma carreta Mercedes-Benz tanque pegou fogo e ficou completamente...

Carreta tomba na BR-163 no Médio Norte

O acidente envolvendo uma carreta, marca e modelo não...
PUBLICIDADE