PUBLICIDADE

Primeira-dama de MT anuncia projeto “Alimentos da Terra” para capacitar cultivo de alimentos em aldeias

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/Jana Pessôa)

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com a secretaria estadual de Assistência Social, anunciou a criação de um novo projeto no âmbito do programa SER Família Indígena. Trata-se do “Alimentos da Terra”, que busca auxiliar e capacitar a comunidade das aldeias no cultivo de alimentos. A nova ação social foi anunciada, ontem, em reunião com lideranças indígenas em Campinápolis (a 553 km de Cuiabá).

“Tenho certeza que esse projeto irá auxiliar os povos indígenas a aproveitar os alimentos, seja para consumo, ou como fonte de renda. Eu sempre digo que podem contar com o Governo de Mato Grosso e agradeço os nossos parceiros, o deputado Max Russi, a secretária Grasi, que lidera a Setasc e tira os meus sonhos do papel, e também à deputada Gisela Simona. Gratidão a todos”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

A iniciativa é uma parceria da Setasc, por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas, com a secretaria de Estado de Agricultura Familiar e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A secretária de Estado de Assistência Social, coronel Grasi Paes Bugalho, destacou que o projeto “Alimentos da Terra – SER Família Indígena” vem para agregar outras ações do governo estadual. “Esse projeto possibilitará às aldeias plantarem os alimentos, venderem o excedente, terem conhecimento do manejo da terra e conquistarem autonomia. Lembro que, em abril, realizamos uma ação e percorremos 162 aldeias para fazer o recadastramento das famílias no Cadastro Único para que o Programa SER Família Indígena pudesse aumentar o alcance e atender com a transferência de renda. Já entregamos cestas de alimentos, por meio do Programa SER Família Solidário, e uma van para apoiar na referência de assistência social à população indígena com o apoio da senadora Margareth Buzetti”, declarou a secretária.

Segundo o superintendente de Assuntos Indígenas da Setasc, Agnaldo Santos, a grande demanda da comunidade indígena é a agricultura familiar e o programa “Alimentos da Terra – SER Família Indígena” virá para auxiliar começará em 40 aldeias. “As tratativas estão em andamento com a Seaf e logo estaremos aqui para fazer o lançamento do projeto piloto. As áreas destinadas para o plantio será de 2 a 5 hectares, além da capacitação”, afirmou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT reunirá gestores de aeroportos em Sorriso para tratar de investimentos e segurança

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realiza,...

Câmara de Sorriso aprova convocação de secretário de Saúde

Os vereadores aprovaram, hoje, requerimento para que o secretário...
PUBLICIDADE